Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias e eventos > Lançamento de dossiê da Revista Manduarisawa

Lançamento de dossiê da Revista Manduarisawa

Dossiê v. 4 n. 1 (2020): História e Patrimônio Documental, lançado em 31/08/2020

O dossiê “História e Patrimônio documental”, da Revista Manduarisawa, é organizado pelos historiadores e arquivistas, Leandro Coelho de Aguiar1 e Renata Regina Gouvêa Barbatho2. O presente número reúne diferentes olhares que envolvem a temática, conseguindo promover debates e reflexões em relação às práticas históricas e a concepção do conceito de patrimônio documental, que para além de sua materialidade, é um produto das dinâmicas sociais e das relações de poder. Por ser fruto de uma temática que envolve diferentes áreas, o dossiê pode ser contemplado pela presença de autores não só da História, mas de profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas e museus, o que permitiu enriquecer a experiência e diversificar os discursos. Composto por uma entrevista, onze artigos temáticos no dossiê, quatorze artigos livres e um relato de experiência, o número da revista aqui apresentado pode ainda ter seu conteúdo subdivido em três categorias nos escritos sobre o “Patrimônio documental”, visto que foram abordados estudos sobre histórias de instituições custodiadoras de acervos, e dos próprios acervos, tanto como fonte de pesquisa, quanto como objeto da pesquisa.

1 Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFAM) e professor Assistente da Faculdade de Informação e Comunicação, na mesma Universidade.
2 Doutora em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e servidora da Fundação Casa de Rui Barbosa, mas atualmente encontra-se cedida ao Arquivo Nacional do Brasil.

Acesse o dossiê v. 4 n. 1 (2020): História e Patrimônio Documental clicando aqui.

registrado em: