Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágio Supervisionado
Início do conteúdo da página

Estágio supervisionado de Licenciatura em História

O Estágio Supervisionado, em conformidade com o Parecer S/N.º do CNE/CP,
de 02.10.2001, configura-se como componente curricular, de cumprimento obrigatório
para a formação dos professores de História.  A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso.

O estágio objetiva estabelecer vínculo entre ensino, pesquisa e extensão; construir o conhecimento histórico; instrumentalizar o acadêmico para aplicação de conhecimentos e
aperfeiçoamento da prática docente; desenvolver nos alunos estágiários postura investigativa e olhar crítico para que a realidade do espaço escolar seja compeendida enquanto espaço de pesquisa e reflexão; compreender a multiplicidade e dinâmica próprias da realidade educacional.

O componente curricular do Estágio deve ser iniciado a partir do 5º período do curso de
Licenciatura em História. O Estágio deverá se articular com as demais disciplinas obrigatórias do curso, de forma a integrar conteúdos que serão objetos de ensino e as atividades a serem desenvolvidas nas escolas. As atividades de Estágio Supervisionado deverão ser realizadas em uma única escola por no mínimo 2 (dois) semestres consecutivos (estágio supervisionado I e II; e estágio supervisionado III e IV), de modo a garantir uma continuidade do contato com a instituição escolar e da interação com alunos, docentes e gestores do ensino básico.

Fim do conteúdo da página